sábado, 15 de julho de 2017

Cor de Café com Leite

Obra Cheiro, baseada em foto. Autora: Cilene de Souza Bispo


A pintura Cheiro foi baseada na Double Fugue de Norman Sunshine, onde optei trabalhar com a mesma técnica usada por esta autora.

Na Double Fugue, Norman  trabalhou com a paleta referente à fruta maça, mesmo que parte das cores desta paleta nem apareça na imagem original a qual ela se inspirou. Então resolvi usar um tratamento parecido para a obra Cheiro, no entanto, atribuindo paleta com tons de carnação no lugar dos de maça.

Apesar de divergentes, as cores incluídas no trabalho possuem uma semelhança. Todas são classificadas com “pardas” no Brasil. Ambas as personagens presentes na imagem possuem tons de pele praticamente iguais na imagem original, sendo que uma é considerada branca e outra “parda”, devido à problemática com a aceitação da palavra negra às pessoas de tons mais claros. Tanto que na própria imagem, a lida como branca, não desperta questionamentos em relação à veracidade dessa afirmação inconsciente, já a “parda”, passará por várias análises para ser considerada preta ou não.

Várias tonalidades de pardo, café com leite, “pingo de leite”, cor de papelão etc., foram pensados como título para esta pintura, no entanto, ela não carrega apenas o traçado político, há em primeiro lugar, encargo emocional/afetuoso entre duas pessoas que vivem à margem de toda discussão racial. 

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